quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Inovação e avanços na área da informática

Mudanças estão acontecendo de forma muito rápida no mercado, tecnologias, formas organizacionais, comunicações e na forma de encarar o conhecimento, tanto tácito (que não pode ser explicitado formalmente ou facilmente transferido), quanto o codificado, que pode ser armazenado, memorizado, transacionado, transferido, reutilizado, reproduzido, comercializado a custos baixos. Ambos os tipos de conhecimento são complementares.
 Vivemos na fase da economia baseada em conhecimento. Mas apesar da internet e da globalização, existem hoje conhecimentos que são de difícil transferência.
As inovações e avanços tecnológicos estão profundamente ligados ao sucesso e desenvolvimento de empresas e países. Inovação é um processo complexo, interativo e não linear com bases na busca, descoberta, experimentação, desenvolvimento, imitação ou adoção de novos produtos e/ou processos ou ainda novas técnicas organizacionais.
Existem dois tipos de inovação:
 - Radical, que desenvolve ou introduz novo produto, processo ou forma de produção.
- Incremental (mais comum) implementando melhorias no produto, processo, ou organização da produção.
Existem recursos intangíveis na economia como a educação, treinamento e o conhecimento. É necessário grande investimento em pesquisa e desenvolvimento. Áreas de Tecnologia da Informação e de Comunicação vem desenvolvendo novas formas de geração, tratamento e distribuição de informações.
 As altas taxas de inovações e mudanças recentes implicam, numa forte demanda por capacitação para responder às necessidades e oportunidades que se abrem, devido a alta velocidade de mudanças na organização, produção e consumo (Obsolescência Programada). Para suprir essa demanda recomenda-se o Aprendizado Interativo, entre pessoas, organizações, instituições, governos etc. Aprendizado enfatiza a alta taxa de mudança econômica, social e técnica.
Considera-se a formação de redes como o formato organizacional mais adequado para promover o aprendizado intensivo para a geração de conhecimento e inovações. Alianças estratégicas, arranjos locais de empresas, clusters e distritos industriais, e o ambiente onde estes se estabelecem são fundamentais. A parceria é considerada uma condição para a especialização e a participação em redes se torna um imperativo para a sobrevivência das empresas.
 Políticas de inovação tem papel crucial para intensificar a competitividade através do fortalecimento da capacidade de aprender de indivíduos e empresas. O processo inovador depende de contextos empresarial, setorial, organizacional e institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário